Kinesio Taping e sua aplicação estética

A Estética é uma área em constante atualização, e uma das últimas novidades é o Taping Estético. A técnica do taping foi inventada por Kenzo Kase e consiste na aplicação de uma bandagem elástica, a Kinesio Tape, sobre a pele, de modo a estimular a musculatura e o fluxo linfático e sanguíneo.

Seus efeitos fisiológicos incluem diminuição da dor, restauração da função muscular, remoção do congestionamento do líquido linfático e dos hematomas sob a pele e correção do desalinhamento das articulações.

Estudos apontam que a Kinesio Tape, especialmente a do tipo “teia de aranha” ou “leque”, consegue atuar como canais que direcionam o exsudato para o ducto linfático mais próximo. Deste modo, consegue-se a redução do edema local. Já quanto à atuação muscular, a aplicação da Kinesio Tape consegue agir sobre músculos enfraquecidos ou hipotônicos, recuperar déficits sensoriais ou mesmo relaxar um músculo fadigado.

Pensando nos efeitos da Kinesio Tape, é possível concluir que ela também tem sua utilidade na Estética. Algumas aplicações são, por exemplo, nos tratamentos para diminuição de edemas, para redução de flacidez e tonificação muscular, para celulite e no pós-operatório de cirurgias plásticas.

No caso do fibroedema geloide (FEG), especificamente, já existe um artigo publicado mostrando que a Kinesio Tape foi capaz de reduzir significativamente o grau de celulite nos indivíduos estudados.

Outro artigo comparou a eficácia da técnica do taping aplicada sozinha e associada à radiofrequência no tratamento da flacidez cutânea glútea. Os participantes do estudo foram divididos em grupos, onde um recebeu tratamento apenas com uma técnica, e o outro recebeu com ambas. Os resultados não mostraram diferenças significativas entre os grupos, ou seja, a técnica do taping aplicada sozinha mostrou-se tão efetiva quanto quando associada à radiofrequência no que diz respeito à melhora do contorno glúteo e na melhora estética do tecido cutâneo da região.

Ainda são poucos os estudos que analisam o papel do taping na Estética. Porém, já é possível encontrar muitos cursos na área, o que mostra uma tendência de crescimento na utilização da Kinesio Tape em afecções de cunho estético. Vale ficar de olho nessa tendência e investir em conhecimento e inovação em 2017!

Ah! E nunca é demais lembrar: se você se interessou, procure um profissional capacitado antes de realizar a técnica.

Até a próxima!


Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato para ter acesso a todos os artigos utilizados como fonte para este texto!
Anúncios

Um comentário sobre “Kinesio Taping e sua aplicação estética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s