O exemplo da Miss Canadá

No último domingo, dia 29, aconteceu a final do Miss Universo, em cerimônia realizada nas Filipinas. Mas, além de toda a pompa e circunstância que envolve o evento, esta edição foi marcada pela polêmica que cercou a Miss Canadá, Siera Bearchell, de 23 anos.

Durante os desfiles, Siera exibiu, com orgulho, suas curvas e um sorriso confiante. Porém, foi duramente criticada por algumas pessoas por estar, segundo elas, “fora dos padrões” do concurso. É sabido que as candidatas de concursos de beleza precisam se adequar a alguns requisitos para participar da competição. Para o Miss Brasil, eles são:

MEDIDAS: as candidatas devem ter, no mínimo 1,68 (um metro e sessenta e oito centímetros) de altura. Candidatas com altura inferior a 1,68 serão automaticamente desclassificadas e sua participação do concurso MISS BRASIL será impedida. As medidas de corpo devem se aproximar de 90cm (noventa centímetros) de quadril, 60cm (sessenta centímetros) de cintura e 90cm (noventa centímetros) de busto, candidatas com medidas muito distantes deste padrão não serão aceitas.

1903988-corpo-de-siera-bearchell-miss-canada-f-950x0-3

 

Fonte Purepeople

 

Não sei quais são as medidas para o Canadá. Certamente eles devem ter algum padrão para selecionar suas candidatas e, se Siera representou o país no Miss Universo, é porque ela se enquadrou nele em algum momento. No entanto, dizer que a candidata estava gorda é muito, muito errado! A Miss Canadá pode até ter medidas maiores do que as exigidas pelo Miss Brasil, por exemplo, mas duvido muito que ela esteja acima do peso indicado para sua altura.

Segundo o site do Ministério da Saúde, “os parâmetros indicados para avaliação do estado nutricional de pessoas entre 20 e 59 anos são o Índice de Massa Corporal (IMC) e o perímetro da cintura ou circunferência da cintura. O resultado do cálculo do IMC deve ser analisado de acordo com a classificação definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), válida somente para pessoas adultas”. Assim, conforme a imagem, o IMC dito normal fica entre 18,5 e 25.

Repito: não tenho acesso às medidas da miss, mas, independentemente disso, para mim, ela está com tudo no lugar! Ao lidar com a estética, estamos lidando muito mais com o psicológico do que apenas com o físico das pessoas. Muitas vezes, as pessoas têm uma visão distorcida de si mesmos, enxergam problemas onde eles não existem e querem tratamentos milagrosos para acabar com aquilo que nem conseguimos ver. É preciso saber lidar com esse tipo de situação.

Por isso é tão perigoso julgar as pessoas como fizeram com a Miss Canadá. Siera se mostrou muito sensata e respondeu às críticas com um belo beijinho no ombro: “Assim que eu comecei a amar quem eu era, em vez de sempre tentar me encaixar no que eu pensava que a sociedade queria que eu fosse, eu ganhei um novo lado da vida.”

1485785772149.jpg

 

Fonte Estadão

 

No final, o que importa é estar bem consigo mesmo. Se alguma coisinha aqui ou ali incomodar, não é vergonha alguma buscar ajuda, tratamentos e soluções. O que não pode é virar refém do seu corpo!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s