Sono: aliado do emagrecimento

Segunda-feira é sempre mais difícil sair da cama, né? E se for o primeiro dia de dieta então… Piorou! Mas, se as noites mal dormidas são uma constante pra você, é hora de ligar o sinal de alerta. É que o sono, além de ser importante para restaurar nossas energias para o dia seguinte, também tem relação direta com a manutenção do peso.

Vários estudos já foram feitos relacionando a qualidade do sono com a obesidade. Sabe-se que essa doença tem causa multifatorial, mas que os hábitos diários têm papel fundamental no seu aparecimento: sedentarismo, fatores emocionais, ingestão de determinados medicamentos e, também, problemas relacionados ao sono.

A privação do sono pode desencadear alterações na produção de hormônios reguladores do apetite – leptina e grelina. A leptina é uma proteína produzida por estruturas como glândula mamária, músculo esquelético, epitélio gástrico e principalmente pelo tecido adiposo; sua liberação está relacionada com a saciedade. Já a grelina é produzida principalmente por células endócrinas do estômago, duodeno e estruturas cerebrais; sua liberação é um sinalizador para o início da ingestão alimentar. Assim, o aumento da concentração de grelina diminui a ação da leptina, e vice-versa.

Estudos demonstram que pessoas que dormem menos apresentam menores concentrações de leptina e maior quantidade de grelina: ou seja, têm menos sensação de saciedade e mais apetite. Além disso, o indivíduo que dorme menos tende a se apresentar mais cansado no dia seguinte, tendo menos disposição para praticar atividades físicas, criando, assim, mais um fator predisponente ao aumento de peso.

Por isso, quando se fala em manter hábitos saudáveis, também devemos incluir um sono de qualidade. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada e até mesmo recorrer aos tratamentos estéticos trarão resultados muito melhores se forem combinados com noites bem dormidas!

Vale lembrar que a quantidade de horas de sono é individual. Para algumas pessoas, apenas 5 ou 6 horas são suficientes; para outras, é preciso dormir no mínimo 7 ou 8 horas. Então, o melhor é você se conhecer e se planejar para poder descansar seu organismo!

arte sono.jpg

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários sobre “Sono: aliado do emagrecimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s