Métodos de avaliação corporal na Estética

avaliacao_corporalVocê já deve ter percebido que, muitas vezes, somente a balança não reflete 100% daquilo que acontece no seu corpo. Ficar com neuras buscando perder peso a qualquer custo, em detrimento de uma alimentação saudável e balanceada, nunca é a opção mais saudável.

A Estética pode ajudar durante processo de emagrecimento, com soluções para remodelar o corpo, perder gordura localizada e diminuir medidas. E, para que esse processo aconteça de forma saudável, antes de iniciar qualquer tratamento, os profissionais da área fazem uma avaliação corporal completa que inclui não apenas o peso, mas também medidas corporais e até percentual de gordura.

Para isso, todo o ambiente deve estar preparado, de preferência com um local específico para a realização de registros fotográficos, se o cliente assim permitir, por meio de uma autorização assinada. Esses registros vão ser úteis para fazer o acompanhamento dos tratamentos, avaliando seus resultados por meio das comparações do antes, durante e depois.

Ao receber o cliente, ele deve ser orientado a usar, de preferência, roupas de banho durante a avaliação, pois dessa forma é possível averiguar o peso, as medidas e as pregas cutâneas sem interferência das vestimentas. Sempre que ele voltar para as reavaliações ele deve utilizar as mesmas roupas de banho para que trajes diferentes não deem margem para dúvidas na hora de observar os resultados.

O peso pode ser medido com uma balança simples, desde que ela esteja sempre calibrada e que seja, de preferência, a mesma balança em todas as avaliações pelas quais ele vai passar. Já a perimetria – ou mensuração das medidas de circunferência – podem ser feitas utilizando uma simples fita métrica, porém, é necessário conhecimento básico de anatomia para realizá-la, uma vez que os pontos a serem medidos devem ser sempre os mesmos. Por exemplo, para o braço, a fita deve medir o ponto médio entre o acrômio e o olécrano. Parece grego, mas são estruturas anatômicas que servem como ponto de referência para que a perimetria seja sempre realizada naquele mesmo local!

No caso das pregas cutâneas, é necessário um plicômetro e ele também requer conhecimento básico de anatomia para ser utilizado. A espessura da dobra cutânea reflete a espessura da pele e do tecido adiposo subcutâneo em locais específicos do corpo. Mas atenção: esse método não é indicado para indivíduos obesos. As principais são: tricipital, bicipital, supescapular e suprailíaca. Depois de medidos, os resultados são somados e o total é comparado com os dados de uma tabela que contém o percentual de gordura estimado obtido pela soma dessas quatro pregas. A tabela considera variáveis como idade e sexo, sendo que o dito “normal” para homens é um percentual de gordura entre 6 e 14%, e, para mulheres, de 9 a 22%.

Com todas essas informações, o profissional de Estética saberá quais os melhores tratamentos para cada indivíduo e onde concentrar seus esforços para que os resultados sejam mais satisfatórios.

Mas vale sempre lembrar: a Estética, de forma geral, não trabalha com perda de peso, e sim com a remodelação do corpo e com a perda de medidas, que são conceitos diferentes. Perder peso requer orientação nutricional e prática de exercícios físicos. É possível que, após os tratamentos estéticos, os clientes apresentem perda de medidas e manutenção do peso inicial, por exemplo. Mas é claro que os resultados dos tratamentos estéticos serão muito melhores em pessoas que adotam um estilo de vida saudável. #ficaadica

Até a próxima!

Anúncios

2 comentários sobre “Métodos de avaliação corporal na Estética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s