Tirando dúvidas sobre o microagulhamento

dermaroller.jpg

Atualmente, muitas pessoas vêm apostando no microagulhamento como tratamento estético. Não é raro vermos celebridades postando vídeos e fotos durante o procedimento, causando até certa polêmica nas redes sociais. Mas você sabe o que é e quando é indicado o microagulhamento? Tem alguma dúvida quanto ao procedimento? Então agora é a hora de ficar por dentro do assunto!

  • O que é?

roller-dermaroller-para-microagulhamento-anvisaO microagulhamento – dermaroller ou roller – é um tratamento estético que busca induzir a produção de colágeno por meio da produção de múltiplas lesões na pele. Essas lesões são feitas com pequenas agulhas acopladas a um instrumento em forma de rolo. As agulhas têm tamanhos variados, que vão de 0,2 a 3 mm de comprimento e 0,1 a 0,12 mm de diâmetro. Na estética, costumam ser utilizadas agulhas de 0,5 mm de comprimento, embora não haja nenhuma legislação a respeito, por enquanto. A lesão gerada por esse tipo de agulha – 0,5 mm – é uma lesão leve. Deste modo, o uso do microagulhamento será eficaz para lesões superficiais e também para facilitar a absorção de cosméticos.

Vale saber: a pele apresenta diferentes espessuras de acordo com sua localização. A palma das mãos e a planta dos pés possuem uma pele mais grossa, com espessura que varia entre 0,8 e 1,4mm. Já a pele do restante do corpo é mais fina, com cerca de 0,07 a 0,12mm.

  • Para que é indicado?

Como já disse ali em cima, esse tratamento é indicado principalmente para indução de colágeno, ou seja, para tratamento de rejuvenescimento, cicatrizes de acne, sequelas de queimaduras, estrias etc. Isso porque as lesões provocadas pelas agulhas desencadeiam uma série de reações no processo de reparo tecidual da pele, aumentando a renovação celular da epiderme, de colágeno, elastina, entre outras. Muitas pessoas recorrem ao microagulhamento para tratar manchas de pele. Isso não é de todo errado, mas é preciso lembrar que o clareamento não é o objetivo principal deste recurso. A pele clareia, sim, mas isso porque há uma renovação da pele e, com isso, a melanina depositada naquelas células que foram removidas vai embora. Por isso há um resultado de clareamento. Mas, para ter um resultado efetivo nas hipercromias, é preciso aliar o microagulhamento aos cosméticos, com uso de séruns clareadores, por exemplo.

  • Dói?

estetica-microagulhamentoDe modo geral, sim. Cada roller tem de 190 a 590 agulhas que perfuram a superfície da pele simultaneamente e com movimentos em forma de asterisco. Mas geralmente utiliza-se um anestésico tópico antes do procedimento para que seja mais confortável para o cliente. Assim, não irá doer. Além disso, quanto maior o comprimento da agulha, maior a tendência à dor.

  • Os resultados são rápidos?

Bom, depende do que se chama de rápido. Após a realização do microagulhamento, nosso organismo inicia uma série de eventos de reparo tecidual que começa com a fase inflamatória (1 a 3 dias), seguida da fase proliferativa (3 a 5 dias) e, por fim, a fase de remodelagem (28 dias a 2 anos!). A produção do novo colágeno se inicia por volta do 4º ao 14º dia e sua remodelação segue a partir de então, quando também ocorre a repigmentação da pele. Por isso, não podemos avaliar os resultados do procedimento antes de pelo menos 28 dias.

  • Todo mundo pode fazer?

Todos que não apresentam nenhuma contraindicação para o tratamento podem fazer. Por isso, é importante escolher um profissional capacitado para fazer uma anamnese completa e avaliar a indicação do procedimento. Entre as contraindicações estão: feridas abertas, peles bronzeadas, diabetes, herpes ativa, infecções ou inflamações agudas da pele, propensão a queloide ou outros distúrbios de cicatrização, uso de medicamentos anticoagulantes, gravidez, uso de Roacutan, entre outras.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato ou deixe seu comentário aqui embaixo que eu te respondo!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s