Chocolate provoca acne?

acne e chocolate

Muitas pessoas se perguntam se o chocolate – ou qualquer outro alimento, especialmente doce – provoca acne. Isso acontece porque, após consumi-lo, costumam aparecer ou aumentar o número de cravos e espinhas. Mas será que é verdade? Será que a acne tem relação direta com a nossa dieta?

Bom, para começo de conversa, é preciso esclarecer que a acne é uma doença inflamatória crônica que acomete o folículo pilossebáceo. Costuma aparecer mais frequentemente na adolescência, mas também acomete indivíduos adultos. A fisiopatologia da acne inclui fatores como a hiperprodução de sebo e a hiperqueratinização folicular (formação dos comedões – “cravos”), a colonização bacteriana folicular pela bactéria Propioniobacterium acnes e a liberação de mediadores inflamatórios (formação das pústulas – “espinhas”).

Deste modo, pode-se entender que qualquer ação que interfira em algum desses fatores poderia resultar na formação da acne. E é isso que acontece quando algumas pessoas ingerem grandes quantidades de açúcar. Quando comemos muitos alimentos de alto teor glicêmico (não só os doces, mas também pães, biscoitos, batata frita etc.), ocorre o que se chama de hiperinsulinemia, que, entre outros efeitos, estimula a síntese de hormônios andrógenos que, por sua vez, estimulam uma maior produção de sebo. Além disso, a hiperinsulinemia também contribui para a hiperqueratinização folicular, resultando na formação dos comedões. Aí, se a pele estiver colonizada pela Propioniobacterium acnes, ocorrerá a inflamação característica das espinhas.

Ou seja: ao comer esse tipo de alimento, estamos iniciando uma cadeia de reações hormonais em nosso corpo que pode, sim, favorecer o aparecimento da acne. Mas é claro que tudo vai depender da sua predisposição e bioindividualidade.

Portanto, se você já sofre com esse problema, além de investir nos tratamentos estéticos e dermatológicos, é preciso ficar de olho na alimentação. Muitas vezes, o tratamento não vai surtir o efeito desejado porque não houve mudança na alimentação. Como já vimos, a acne é causada por vários fatores, então, é natural que tenhamos que lutar em várias frentes para combatê-la.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s